A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
A gravidez na adolescência vem aumentando nos últimos anos. Desde 1998 vem crescendo no mundo, sendo que no Brasil houve um aumento de 7,8%, passou de 515 para 533 mil mães adolescentes,. A gravidez em adolescentes de 10 a 14 anos passou no Brasil de 1600 para 2200, sendo que o aumento concentrou-se nas regiões Norte e Nordeste.
O perfil da jovem que engravida cedo ( entre 15 e 17 anos) são aquelas que têm mais insegurança, auto-estima baixa, filhas de mães adolescentes, filhas de pais separados, têm poucos amigos, se sentem rejeitadas pela sociedade e principalmente aquelas que depositam no seu parceiro toda a necessidade de aprovação e aceitação.
As estatísticas mostram que mais da metade das jovens são abandonadas pelos seus parceiros ainda no período de sua gestação. Aí essa adolescente acaba morando com seus pais .
Num primeiro momento os pais não aceitam a gravidez, mas depois acabam cedendo, pois não podem deixar uma criança cuidar de outra criança sozinha.
É preciso que os pais dessas adolescentes participem das atividades de suas filhas olhando olho no olho, mostrando que as amam acima de tudo, assim, elas saberão fazer as suas escolhas com responsabilidade.
Aluna da APED de Pato Bragado : Andreia C. F. Feuerharmel